segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Sou Faladeira pois tenho muito a dizer!!!


Fundada nos anos 20, a Associação Recreativista Vizinha Faladeira é uma das escolas mais antigas do carnaval carioca. A Vizinha disputa com a antiga Deixa Falar o título de 1ª escola de samba. A Deixa Falar tem a documentação que comprova a sua primazia dentre as escolas de samba....eu no entanto, tenho cá pra mim que a Vizinha é mais antiga que a co-irmã do Estácio. Por que alguém batizaria uma escola com o nome de Deixa Falar ? poderíamos elencar N motivos, inclusive o fato de existir uma Vizinha Faladeira pelas bandas da Favela. Já que a Vizinha é Faladeira, então, Deixa Falar!
O que interessa é o seguinte: A Vizinha era uma escola que tirava onda! Era uma escola que tinha recursos financeiros e não se fazia de rogada: Em 1934, apresentou a Comissão de Frente em 12 limosines, no ano seguinte contratou os irmãos Garrido, grandes cenógrafos da época, abrindo espaço para o surgimento da figura do carnavalesco. Ainda em 1935, apresentou o que pode ser apontado como o 1º carro alegórigo. Em 1935 a Vizinha trouxe uma ala de damas e a sua bateria ostentava instrumentos criados com material importado. Se sagrou campeã em 1937. Em 1939, a Vizinha apresentou o enredo Branca de Neve e os Sete anões. Quando tudo indicava que seria o bi campeonato veio a surpresa, A Vizinha fora desclassificada em virtude de um requerimento da Vai como Pode que deu origem a Portela, alegando que o enredo versava sobre um tema estrangeiro, o que era proibido. Em 1940, a Vizinha aprontou de novo. Fez um puta desfile e passou por trás da comissão julgadora em protesto a garfada que levou no ano anterior. Enrolou a bandeira e só voltou no final dos anos 80.
A atual Vizinha já esteve bem perto do grupo especial, mas não foi muito feliz nos últimos desfiles e esse ano vai disputar o grupo C na Intendente Magalhães. Agora é arregaçar as mangas e como diz o samba do Paulo Vanzolini: “Reconhece a queda mas não desanima: Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima” Avante Vizinha Faladeira...Você ainda tem muito o que falar!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário