segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Pra início de conversa.....




Foi num domingo de carnaval de 2004 que surgiu a idéia de se criar um bloco que animasse os festejos de Momo no bairro da Saúde, região portuária do Rio de Janeiro.

Éramos dois casais(Orlando & Rosane / Marcelo e Paula) que percorriam as pressas a Av. Rio Branco em busca do cordão do Boitatá, um dos melhores blocos da cidade, que a essa altura já procurava evitar o gigantismo e, por isso, evitava divulgar o horário de seu desfile. Ao chegarmos a rua do Mercado, por volta das oito e trinta da matina, descobrimos que o Boitatá já havia saído. Fiquei tão puto que bradei: "Porra, esses caras tem medo de folião! Quem tem medo de cagar não come!!!" Daí surgiu a idéia de fazermos um bloco em nosso bairro.

A principio o bloco se chamaria "Quem tem medo de cagar não come", que deu origem a uma hilária marchinha sacaneando o Boitatá. Por ser muito escatológico, o nome acabou sendo descartado, sendo trocado por Barricadas da Saúde, uma alusão as barricadas que os moradores locais, em 1904, ergueram contra a vacinação obrigatória decretada pelo governo Rodrigues Alves, a toda população do Rio de Janeiro. A obrigatoriedade da vacinação era o plano do sanitarista Oswaldo Cruz para combater a varíola.

De Barricadas..., para Cordão do Prata Preta foi um pulo: Horacio José da Silva, o Prata Preta foi um dos artífices da farsa, que com falso canhão confeccionado com um poste de iluminação em cima de um carro de lixo e bananas de dinamites fajutas, feitas com tocos de madeira envolvidos em um a especie de papel laminado juntos com fios de telefones, tiraram o sono das autoridades constituídas que temiam o poder de fogo do perigoso reduto portuário.

No ano em que a Revolta da Vacina completou 100 anos, o Prata Preta voltou a circular pelas ruas da Saúde. Não mais de forma ameaçadora, mas esbanjando alegria através de centenas de foliões, que no sábado de carnaval, percorrem ladeiras e ruas do bairro da Saúde. Suas cores "vermelho, branco e azul" são em homenagem a S.D.P Filhos de Talma e a A.R.E.S Vizinha Faladeira.

Um comentário:

  1. Negossiguinte, muito bom o Cordão do Prata Preta com um blog que está show de bola... parabéns por mais essa iniciativa... lembrando sempre que o Prata Preta não breca!!!! É isso aí!!!!

    ResponderExcluir