quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pré- Carnaval do Prata Preta 2012


               
    O Cordão do Prata Preta realiza, no sábado, dia 4 de fevereiro, o seu ensaio geral para o Carnaval 2012, que tem como enredo O Carnaval do Fim do Mundo. O evento (pré-carnavalesco), começará às 15:30h, na Praça Coronel Assunção, em frente ao 5º BPM, na Gamboa, Zona Portuária. Na ocasião, os foliões relembrarão antigas marchinhas de sucesso, como Mamãe eu Quero, Cabeleira do Zezé, entre outras. Camisas para o Carnaval do Fim do Mundo estarão à venda no ensaio geral por R$ 10.



Enredo: Carnaval do Fim do Mundo

Quando todos 'embarcam' na profecia de que 2012 é o ano em que acontecerá o apocalipse ou o fim do mundo, o Cordão do Prata Preta satiriza o Juízo Final com muito samba, suor, alegria, paz e amor. Mostra que não há tempo para crenças pessimistas e, sim, que há muitos carnavais para pular, brincar e botar a boca no 'trombone' contra mazelas, como a corrupção, a burocracia, a impunidade e as injustiças que sempre assolam nosso país. Isso, sim, é o Fim do Mundo.

                      O Prata Preta não breca!! É o Zumbi da Saúde!! O PRATA PRETA CHEGOU!!



Carnaval

O Cordão do Prata Preta desfilará, pelas ruas e ladeiras da Gamboa, no sábado de Carnaval, no dia 18 de fevereiro, concentração acontecerá às 15h, na Praça Coronel Assunção, em frente ao 5º BPM.



Agenda

Cordão do Prata Preta

* Ensaio Geral pré-carnavalesco (sábado 4/2) às 15h na Praça Cel. Assunção, em frente ao 5º BPM, na Gamboa, Zona Portuária do Rio.

* Desfile no sábado de Carnaval (dia 18 de fevereiro) às 16h

Concentracão - Rua Sacadura Cabral, em frente ao 5º BPM, Gamboa, Zona Portuária do Rio.



New post on blogportomaravilha

Samba e história andam juntos no Cordão do Prata Preta

by blog porto maravilha
Nascido na Região Portuária do Rio de Janeiro, entre amigos, samba e muita diversão, o Cordão do Prata Preta, que completa 7 anos de folia no dia 15 de novembro, leva no nome uma homenagem a Horácio José da Silva, vulgo Prata Preta.
O maior homenageado do Cordão é um dos símbolos da luta da população carioca durante a Revolta da Vacina, que tentou impedir a obrigatoriedade da vacinação contra varíola, em um dos episódios mais conhecidos da história do Rio de Janeiro. Não é à toa que a data da fundação do bloco coincide com o centenário da Revolta. Hoje o Cordão do Prata Preta reúne no carnaval de 2.000 a 3.000 pessoas pelas ladeiras da Gamboa e da Saúde para relembrar a história da região e do Rio de Janeiro ao som de marchinhas clássicas.
O Cordão do Prata Preta desfila sempre aos sábados de carnaval e o número de foliões cresce a cada ano. Ayslan Loyola, um dos diretores do Cordão, conversou com o blog Porto Maravilha, falou sobre a comemoração de aniversário e adiantou novidades para o Carnaval do próximo ano.
O que o Prata Preta significa para a Região Portuária?
O Cordão do Prata Preta foi criado justamente para revitalizar o carnaval da região. Anteriormente, os moradores da Saúde e da Gamboa tinham que ir para outros bairros pular carnaval, pois ali no entorno não havia nenhum bloco ou cordão. E, coincidentemente, após um ano da criação do Cordão, outros blocos surgiram na região, como o “Pinto Sarado” e o “Escorrega mais não Cai”. Eu acredito que o Cordão do Prata Preta foi o ponta pé inicial para a fundação e criação de novos blocos na Região Portuária.

O que a figura do Prata Preta representa para o bloco?
Fundamos o Cordão em 2004, juntamente ano do centenário do Prata Preta. Resolvemos homenagear este personagem tão importante para a história do Rio de Janeiro. Inclusive, a criação do Cordão aconteceu na Rua Sacadura Cabral, local da resistência pacífica do Prata Preta durante a Revolta da Vacina. Para nós, ele é o “Zumbi da Saúde”. Muitas pessoas não conhecem a importância dessa história e da figura do Prata Preta. Por isso temos a preocupação e o interesse em divulgar e relembrar esse fato para todos os cariocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário