domingo, 8 de março de 2009

08 de março: dia internacional da Mulher


O Prata Preta parte do princípio de que é no dia a dia que devemos homenager as mulheres e não somente num único dia dentre 365. E a maior homenagem que podemos prestar a todas as mulheres desse planeta é o RESPEITO para com as mesmas.

A origem dessa singela comemoração está ligado a uma tragédia: neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica onde trabalhavam. Reivindicavam a redução de carga horária de trabalho para 10 horas. Naquela época era comum trabalhar 16, 18 horas/dia horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Estamos em pleno século XXI e, devemos aproveitar essa data para refletirmos sobre o papel da mulher no mundo atual. Discutir o papel da mulher na sociedade atual. Desta forma, quem sabe um dia colocaremos um ponto final no preconceito e na desvalorização da mulher.

Devemos estar atentos para o seguinte detalhe: mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário